Realizou-se, ontem dia, 25, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão de entrega de equipamentos de apoio às freguesias (focos e caixas de primeiros socorros) para os refúgios coletivos no âmbito do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, resultante de uma candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e resiliência.
Nesta entrega simbólica estiveram presentes os técnicos da Autoridade Nacional e Emergência de Proteção Civil, Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como os presidentes das Juntas de Freguesia.
Até ao momento o Concelho dispunha de 7 abrigos que se localizam: quatro na Freguesia de Santa Maria, um em São Pedro, um em Sameiro e outro em Vale de Amoreira. No entanto, este número foi agora reforçado, no Concelho, com mais cinco novos refúgios.
De salientar que os dois programas foram criados pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, de 27 de outubro, na qual o Governo estabeleceu um conjunto de medidas destinadas a introduzir “uma reforma sistémica na prevenção e combate aos incêndios florestais, estendendo-se a outras áreas da proteção e socorro”.