pt
pt en fr de it es
pt
pt en fr de it es
pt
pt en fr de it es

Vila Nune

Freguesia:Arco de Baúlhe e Vila Nune

Concelho:Cabeceiras De Basto

Distrito:Braga

Descrição

A Aldeia de Vila Nune, considerada a mais meridional das antigas freguesias de Cabeceiras de Basto, ocupa uma pequena área situada na extremidade do concelho (4,55 km2), fazendo fronteira com os municípios de Mondim e Celorico de Basto e com as freguesias congéneres de Arco de Baúlhe e Faia.

Terra pouco acidentada e fecunda, abrange solos agrícolas com aptidão para o cultivo da vinha, que a par das rendas e bordados que caracterizam o seu artesanato, dão-nos uma perspetiva da dinâmica e atividades locais.

Simultaneamente acolhe uma Zona Industrial, onde se concentram 4 empresas da indústria transformadora, com aproximadamente 66 trabalhadores no total.

Em termos demográficos, Vila Nune evidencia uma população envelhecida e marcadamente rural, com o registo último a inscrever 379 residentes (censos 2011).

A Zona Industrial de Vila Nune assume particular centralidade e preocupação devido à extensa área de floresta que a circunda (cerca de 60 hectares), ocupada por pinheiro bravo jovem, predominantemente pertença do Baldio de Vila Nune.

A sua exposição ao risco de incêndio rural, indica, por isso, uma perigosidade maioritariamente “Média” (áreas com declive acentuado), a par das classificações de perigosidade “Baixa” e “Muito Baixa” (áreas de declive moderado).

De igual modo, regista-se a suscetibilidade de incêndio associada aos materiais combustíveis utilizados na produção industrial, nomeadamente madeira, e à sua concentração em zona de cumeada, rodeada por uma mancha florestal densa e contínua.

A Aldeia beneficia de meios de atuação que asseguram significativa capacidade de resposta, designadamente uma viatura equipada com kit de primeira intervenção e capacidade para 450 litros de água, a par de uma Cisterna dotada de mangueira com capacidade para 3.000 litros de água, propriedades da Junta de Freguesia local e do Conselho Diretivo dos Baldios de Vila Nune respetivamente.

Em situações de emergência estas entidades poderão ainda assegurar a constituição de uma equipa de intervenção, dado possuírem amplo conhecimento do lugar, dos acessos e das características do terreno.

A envolvente da zona industrial possui uma Faixa de Gestão de Combustível (FGC), vários tanques de rega abastecidos de forma gravítica e 1 ponto de água de defesa da floresta contra incêndios (DFCI) de 1.ª ordem (Rio Tâmega).

 

Mapa da Aldeia

Informações

Abrigos Coletivo

Abrigos Coletivos
1

Refúgios Coletivos

Refúgios Coletivos
1

Simulacros

Simulacros
1

Pontos de Água

Pontos de Água
Sim

Casas Habitadas

Oficial de Segurança
Sim

Casas Habitadas

Plano de Evacuação
Sim

Notícias Locais

Contactos

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto / Serviço Municipal de Proteção Civil

Casa da Juventude
Praça Arcipreste Francisco Xavier Almeida Barreto, 2 – 1.º andar – sala 4 4860 – 339 Cabeceiras de Basto

+351 253 666 022

Gabinete Técnico Florestal

Próximas Atividades Locais

Abril, 2024

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sáb

Dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Não existem eventos para esta data

Não existem eventos para esta data

Por favor entre com as suas credenciais.

Preencha os seguintes campos para o registo

Recupere a sua Palavra-passe

Digite o seu nome de utilizador ou endereço de e-mail para recuperar a Palavra-passe.

X
X