Descrição
A Aldeia de Vila Nune, considerada a mais meridional das antigas freguesias de Cabeceiras de Basto, ocupa uma pequena área situada na extremidade do concelho (4,55 km2), fazendo fronteira com os municípios de Mondim e Celorico de Basto e com as freguesias congéneres de Arco de Baúlhe e Faia.
Terra pouco acidentada e fecunda, abrange solos agrícolas com aptidão para o cultivo da vinha, que a par das rendas e bordados que caracterizam o seu artesanato, dão-nos uma perspetiva da dinâmica e atividades locais.
Simultaneamente acolhe uma Zona Industrial, onde se concentram 4 empresas da indústria transformadora, com aproximadamente 66 trabalhadores no total.
Em termos demográficos, Vila Nune evidencia uma população envelhecida e marcadamente rural, com o registo último a inscrever 379 residentes (censos 2011).
A Zona Industrial de Vila Nune assume particular centralidade e preocupação devido à extensa área de floresta que a circunda (cerca de 60 hectares), ocupada por pinheiro bravo jovem, predominantemente pertença do Baldio de Vila Nune.
A sua exposição ao risco de incêndio rural, indica, por isso, uma perigosidade maioritariamente “Média” (áreas com declive acentuado), a par das classificações de perigosidade “Baixa” e “Muito Baixa” (áreas de declive moderado).
De igual modo, regista-se a suscetibilidade de incêndio associada aos materiais combustíveis utilizados na produção industrial, nomeadamente madeira, e à sua concentração em zona de cumeada, rodeada por uma mancha florestal densa e contínua.
A Aldeia beneficia de meios de atuação que asseguram significativa capacidade de resposta, designadamente uma viatura equipada com kit de primeira intervenção e capacidade para 450 litros de água, a par de uma Cisterna dotada de mangueira com capacidade para 3.000 litros de água, propriedades da Junta de Freguesia local e do Conselho Diretivo dos Baldios de Vila Nune respetivamente.
Em situações de emergência estas entidades poderão ainda assegurar a constituição de uma equipa de intervenção, dado possuírem amplo conhecimento do lugar, dos acessos e das características do terreno.
A envolvente da zona industrial possui uma Faixa de Gestão de Combustível (FGC), vários tanques de rega abastecidos de forma gravítica e 1 ponto de água de defesa da floresta contra incêndios (DFCI) de 1.ª ordem (Rio Tâmega).
Mapa da Aldeia
Informações
Abrigos Coletivos
1
Refúgios Coletivos
1
Simulacros
1
Pontos de Água
Sim
Oficial de Segurança
Sim
Plano de Evacuação
Sim
Notícias Locais
Testado Plano de Evacuação da Zona Industrial de Vila Nune
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga (CDOS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), conjuntamente...
Contactos
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto / Serviço Municipal de Proteção Civil
Casa da Juventude
Praça Arcipreste Francisco Xavier Almeida Barreto, 2 – 1.º andar – sala 4 4860 – 339 Cabeceiras de Basto
+351 253 666 022
Gabinete Técnico Florestal
Próximas Atividades Locais
Não existem eventos para esta data