As localidades de Póvoa de Luzianes e Póvoa de Cima, no concelho de Nelas, receberam recentemente exercícios do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.
O objetivo passou por testar a prontidão do dispositivo de resposta a incêndios rurais, os procedimentos de emergência e evacuação da população e a articulação entre os agentes de Proteção Civil e os oficiais de segurança local. A GNR e os Bombeiros Voluntários de Nelas participaram nos simulacros, entre outras entidades.
Os exercícios envolveram a população das duas localidades, que participaram nos simulacros onde foram realizados ensaios de confinamento, nos quais os moradores seguiram os protocolos estabelecidos, dirigindo-se para os abrigos designados.
Em cada aldeia foi nomeado um oficial de segurança local, responsável pelo diálogo com as forças de segurança e pela orientação dos habitantes durante as evacuações. “Esta figura desempenhou um papel crucial na garantia da segurança e na eficácia do exercício, demonstrando a importância da cooperação entre a comunidade e os serviços de emergência”, enalteceu a Câmara de Nelas, que promoveu os exercícios.
Em São João do Monte, está prevista uma ação de sensibilização de porta em porta onde os habitantes vão ser informados e preparados “sobre os procedimentos a seguir em situações de emergência, garantindo que toda a população esteja devidamente informada e preparada”.